terça-feira, 18 de outubro de 2005

Um pouco de história















Fontainhas da Serra, (Serra d’Aire), pertence à freguesia da Atouguia, situa-se a quatro quilómetros de Fátima. Tem um bonito vale onde o povo antigamente se juntava para a festa da São João e se abastecia de água diariamente nas fontes. Este vale foi recentemente arranjado pelo povo que se juntou e restaurou as fontes antigas que deram o nome à terra. É agora um parque de merendas com mesas de pedra, um forno e um grelhador junto às velhinhas oliveiras com troncos muito gastos pelo tempo. A paisagem è bonita e os terrenos férteis. Vêem-se muitas casas novas por toda a localidade. Existe uma igreja, uma escola, alguma indústria e comércio e a Associação Cultural. Está também servida de Cantina, ATL e catequese. É uma terra muito rica em azeite e vinho. Semeiam-se batatas, milho, hortaliças…,
Outrora esteve dividida em lugares: Feteira, Lomba e Vale das Fontainhas, Cabeço da Abelhinha, Cacho e “Centro” das Fontainhas da Serra.
Alguns dados: O poço do povo na Vale das Fontainhas terá 100 anos; haviam seis fontes no Vale das Fontainhas; há 600 anos Fontainhas seria desabitada; as oliveiras mais antigas parecem milenares; há 30 anos haviam construídas 50 ou 60 casas; a família mais antiga da terra é a de Maria José Filipe (Lomba); e electricidade chegou às Fontainhas à quase 25 anos; o poço João Loução; 1816, abastecia muitos populares – tirava-se a água em cadeia, balde, dorna, carro de bois, …
Traje tradicional da mulher: saia de riscadilho com barra encarnada comprida e com muito franzido, blusa branca e avental branco com bolsos encarnados, lenço chinês (fundo preto com flores de lã) e sapatos; o traje tradicional do homem era calça preta, camisa branca, faixa encarnada e lenço preto atado ao pescoço.
Pelo São João no Vale das Fontainhas as fontes eram enfeitadas com murta atada com guita castanha (fazia-se um arco à volta das fontes). O povo dançava e cantava naquele vale junto às fontes.

--------------------------------------
A nossa freguesia - ATOUGUIA

Atouguia, elevada a freguesia 19 de Julho de 1933, encerra um importante acervo histórico-cultural.
Os topónimos “Escandarão,” “Zambujal” e “Alveijar” sugerem presença Árabe nestas paragens. Certa é a estação romana de Coinas, que se julga ter sido uma vila e é digna do reconhecimento nacional documentado por um belo painel de mosaicos incorporado pelo Museu Nacional de Arqueologia.
Referência é também a capela de S. Sebastião, posicionada no extenso vale a montante do castelo de Ourém. Desconhece-se a data da sua fundação, mas a tradição oral afiança que por ali pernoitaram as tropas de D. Nuno Álvares Pereira e D. João I a 11 de Agosto de 1385, aquando da marcha para a batalha de Aljubarrota. No séc. XVII já sofria do estado de ruína, e hoje, após os ataques das invasões francesas acrescidas à acção nefasta do tempo, o edifício persiste.
Segundo a memória colectiva, Zambujal foi palco do nascimento de Santa Teresa de Ourém em 1220, uma figura lendária responsável, segundo as gentes da terra, pelo cometimento de milagres em vida e após a morte, a 3 de Setembro de 1266.
A cultura local pronuncia-se ainda mais fascinante perante as agruras dos solos calcários que desde cedo impuseram sábias estratégias de captação, armazenamento e abastecimento de água denunciadas pela constância de fontes, engenhos, cisternas e cisternões, ou até pelos os topónimos “Fontaínhas,” “Fonte da Mourã,” e “Poço do João Loução.”
Economicamente Atouguia rege-se pela aposta numa industria modernizada e diversa (transformação de madeiras, construção e obras públicas...), conciliando-a com a tradição da vinha que reveste as encostas mais soalheiras, e do azeite cuja ancestralidade é materializada por oliveiras e engenhos seculares.
Das infra-estruturas sociais (Extensão do centro de Saúde, Biblioteca Pública...), passando pelas instalações desportivas, ou até pelos parques e jardins de lazer, a freguesia conta hoje com uma panóplia de incentivos ao bem-estar e dinamismo da comunidade.

A nossa colectividade

Bem vindo(a) à nossa colectividade...

Fontainhas da Serra é uma localidade pertença à freguesia de Atouguia, concelho de Ourém e distrito de Santarém, faz fronteira com a vizinha freguesia de Fátima.

Pretendemos aqui divulgar as nossas actividades










SALA DE CONVIVIO (BAR)




_______________________________________________
ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA E DESPORTIVA DE FONTAINHAS DA SERRARua da Capela, nº 191
Fontainhas da Serra
2490-070 ATOUGUIA
Telefone: 910.418.839